REUNIÃO PARA REALIZAÇÃO DO ENCONTRO SOBRE A VITÓRIA DAS CEB's

Aconteceu nesta segunda feira dia 01 de fevereiro de 2010, mais uma reunião para planejar o encontro sobre a VITÓRIA DAS CEB’s, na comunidade de Logradouro I com a presença de 45 participantes. Houve uma exposição sobre os motivos deste encontro que tem como objetivo celebrar a vitória das CEB’s nestes 41 anos desde a primeira reunião acontecida no Sítio Paraíso.

Pe. Moacir entregou uma carta convite com o seguinte conteúdo:

Cascavel(CE) 01 de fevereiro de 2010.

CAROS IRMÃOS E IRMÃS DA COMUNIDADE____________________       PAZ!
Estamos completando 41 anos da realização do primeiro encontro das CEB´s, na comunidade de Paraiso em Aratuba, Arquidiocese de Fortaleza, Ceará. (14 de setembro de 1968)
De lá para cá, a Palavra de Deus começou brotar e o verde da esperança iniciou uma nova vida no coração do povo oprimido da serra e do sertão.
Quando as comunidades começaram a abrir novos horizontes, os pobres começaram a se erguer e as lutas não deixaram de aparecer. As sementes nascem porque não suportam mais o peso da Terra. As Ceb´s começaram a nascer como a babugem no início do universo.
As visitas missionárias criavam novas comunidades. A solidariedade, os mutirões de ajuda mútua alegravam as lutas e o Espírito Santo fortificava as resistências, perseguições, apresentando saídas para novos tempos.
As primeiras vitórias surgiram: Jardim, Monte Castelo, Boqueirão, Ipueira da Vaca, São Miguel e Logradouro. E não parou mais de acontecer experiências novas. Estas experiências chegaram a mudar a estrutura da própria paróquia de Aratuba, que passou a viver da experiência da gratuidade e da partilha.
Diante disso, resolvemos convidar vocês para um encontrão em 16, 17 e 18 de Abril de 2010. Neste encontro, em Canindé, queremos reunir e documentar esta experiência, registrando as VITÓRIAS DAS CEB´s.
Vermos, como, a partir da Palavra de Deus a sua comunidade conseguiu mudança nos seus membros e deu passos na busca de um outro mundo justo e fraterno.
Para isto, desejamos que você reúna a sua comunidade e responda.
1) Como iniciou a sua comunidade eclesial de base?
2) Que passos vocês deram na luta pela libertação da sujeição em que viviam?
3) Quais as ajudas que fortificaram as lutas de vocês?
4) Quais as vitórias que conseguiram?
5) Contem fatos que aconteceram nesta caminhada?
6) Que sugestões vocês dão para a continuação desta experiência?
7) Procurem juntar caderno de reuniões, fotos, objetos que representam esta caminhada para uma nova exposição.
8) Indiquem nomes de pessoas e os instrumentos que tocam nas reuniões, encontros caminhadas.

Ao final do encontro houve uma missa nos nove anos de casamento de Girlandio e Adriele.

Vejam as fotos

Bookmark the permalink. RSS feed for this post.

Leave a Reply

Tecnologia do Blogger.

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.